segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Torta de profiterólis

Esta semana tô meio sem vontade de fazer nada, tanto que até aqui tá meio sem novidades, então vou postar algumas coisas que fiz no Natal, uma delas é esta torta de profiterólis, tem um visual bem chamativo (aquele que dá vontade de comer) e profiterólis tem sinônimo de coisa cara, dá um pouco de trabalho mas vale a pena.


Para fazer esta torta, usei algumas receitas que já fiz para o blog.

Massa: Pâte sablé
270g de farinha de trigo
30g de chocolate em pó 50%cacau
30g de açúcar refinado
200g de manteiga em cubos pequenos
1g de sal (uma pitada)
40g de gema de ovo (cerca de 2 gemas)
30 a 50g de iogurte (depende da necessidade da massa)

Recheio: Crème pâtissier au chocolat
400ml de leite
100g de chocolate ao leite picado (pode usar meio amargo ou amargo)
20g de farinha de trigo
20g de amido de milho
20g de manteiga
50g de gema de ovo
80g de açúcar refinado
Seguir as instruções do crème pâtissier, mas quando estiver pronto (depois de cozido), colocar o chocolate picado (não precisa continuar no fogo pois o creme está quente e derrete o chocolate), deixe esfriar conforme instruções.

Profiterólis: Pâte à choux
130ml de água
2g de sal
50g de manteiga
2 ovos
75g de farinha de trigo
como preparar a massa siga as instruções corretamente, a receita aqui postada é referente a meia receita da original da receita.

Para o recheio dos profiterólis:
usar o crème pâtissier au chocolat

Para cobertura dos profiterólis:
125g de chocolate ao leite fracionado (se for utilizar chocolate puro, tem que fazer o processo de temperagem)

Então depois de todos estes processos prontos, vamos para a parte final, os acabamentos, para o profiterólis:
  • pegar as éclairs (massa) e com a ponta de uma faca de cozinha pequena fazer um pequeno X no fundo (embaixo), colocar em uma manga de confeitar com o bico perlê (de 8 ao 12) o crème pâtissier au chocolat e no X colocar a ponta do bico e inserir o creme dentro até sentir que está cheio por dentro, depois é só passar a ponta da éclair no chocolate derretido (da metade para cima), não precisa banhar no chocolate e colocar para endurecer.
  • como montar a torta: tudo pronto agora é só montar, pegar a massa colocar o recheio (sempre coloco o recheio com manga de confeitar para ficar mais arrumado) e por cima coloco os profiterólis. Se tiver medo da massa da torta ficar mole, antes de colocar o recheio pode passar uma leve camada de chocolate (isso será como um selante), isso vale para qualquer torta, se for creme claro usar chocolate branco.
  • levar a geladeira até o momento de servir, durabilidade 3 dias.Rendimento 2 tortas grandes (eu fiz 1 grande e 7 pequenas).


Beijos meus amores Raquel.



Um comentário: