sexta-feira, 9 de março de 2012

Canjica branca


Canjicas existem dois tipos,as amarelas e as brancas, dentro delas tem suas variações, com coco, chocolate, caramelo,etc.
Para mim canjica não precisa de muita frescura, ela é branca e docinha tá bom assim.
Receita bem prática de se fazer, pois andei pesquisando e vi que como faço é ainda o mais fácil.



500g de milho de canjica branca
1.200ml de leite
790ml de leite condensado (2 latas ou caixinhas) ou a seu gosto
120g de açúcar refinado

Colocar o milho de molho  com 1000ml de água por 12 horas, depois deste período lavar por 2 vezes o milho e colocar para cozinhar  com 1.500ml de água em panela de pressão por 40 a 50 minutos, em fogo médio, depois de começar a fazer o barulho (mas tomar cuidado pois milho branco começa a espumar e provavelmente irá sujar a panela por fora, além do seu fogão), retirar da panela tirar a água do cozimento e colocar em outra panela com leite, o açúcar e o leite condensado, colocar em fogo baixo e deixar ferver mexendo sempre por 5 minutos depois que levantar fervura (como o milho foi cozido sem açúcar esse processo vai deixá-lo doce), retirar da panela e colocar em um refratário com tampa, deixar esfriar e depois de frio levar a geladeira para conservar.
Eu gosto de canjica fria, mas se preferir quente, pode colocar em uma panela a quantidade desejada esquentar e comer.

Dicas: pode acrescentar coco ralado fresco, chocolate em pó ou ao invés de colocar o açúcar refinado direto, antes derreter fazendo um caramelo, acrescentar o leite deixar derreter o caramelo e depois colocar o milho cozido, irá ficar com com um tom de creme e um gostinho de caramelo.
Leite condensado, eu coloquei 2 latas pois gosto muito do gostinho de canjica com o caldinho de leite condensado, mas se preferir pode colocar menos, 395ml (1 lata) já é o suficiente, mas se gostar de doçura, faça como eu.
Sua família é pequena e vai ter canjica demais para vocês, diminua a receita, eu por exemplo sou a unica pessoa em minha casa que como canjica então fiz apenas 1/4 da receita, antes sempre fazia a receita toda acabava congelando (mas não recomendo) e depois infelizmente ai para o lixo, então não faça como eu, reduza sua receita,ok.

Beijos meus amores Raquel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário