sexta-feira, 23 de março de 2012

Tarte au fruit de la passion

Torta de maracujá, diferente da tradicional, com um creme mais azedo, um gostinho único, para fugir do tradicional, além deste recheio ir ao forno, o que a torna mais diferente ainda.



Massa (Pâte sablé):
150g de farinha de trigo
20g de açúcar refinado
100g de manteiga gelada em cubos
1 pitada de sal
1 gema de ovo
15-30g de água gelada (tudo depende a absorção da massa)

Peneirar em um bowl os ingredientes secos, fazer uma "cova" no centro e colocar a gema, a manteiga e aos poucos a água, com a ponta dos dedos vá homogenizando a massa (é um pouco difícil mas você consegue), abrir entre dois plásticos (eu uso 2 sacos de congelar abertos cortando uma lateral e a parte inferior),abrir a massa e levar a geladeira por 10 minutos, retirar da geladeira e colocar em uma forma de torta canelada, com ou sem aro removível, levar a geladeira por mais 15 minutos e "furar com um garfo", levar ao forno pré aquecido 180º até estar levemente dourada. 

Recheio:
100g de polpa de maracujá
120g de ovos
120g de açúcar refinado
10g de amido de milho
40g de manteiga

Colocar em uma panela os ingredientes, menos a manteiga e levar ao fogo até formar um creme, desligar o fogo e colocar a manteiga. Utilizar somente depois de frio. 

Montagem:
Pegar massa e o recheio frios montar a torta e levar ao forno pré aquecido 180º por 10 minutos.


Quando fiz a receita somente utilizei metade do recheio, ficou meio "muxinha" mas quando provei foi a quantidade de recheio ideal, mas se você gostar do azedinho do maracujá, faça a receita inteira, no meu ponto de vista a melhor receita que fiz este mês (e tem fortes concorrentes como o brigadeiro de amêndoas e o  bolo de 6 meses do blog), mas vendo melhor este mês fiz muitas coisas que eu gosto. 

Beijos meus amores Raquel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário