quinta-feira, 19 de abril de 2012

Mousse de limão

Para quem gosta de receitas com um toque de azedo (e bota azedo nisso) e bem refrescante, nada melhor que uma mousse de limão.



395ml de leite condensado
120ml de suco de limão
zeste de 1 limão
3 claras 
30g de açúcar refinado
12g de gelatina em pó sem sabor
50ml de água

Espremer o suco de limão e misturá-lo no leite condensado, irá formar um creme grosso. Reserve. Colocar em um bowl de inox as claras e o açúcar e levar ao fogo em banho maria até quando sentir nas pontas dos dedos que está morno e sem grãos de açúcar, retirar do fogo e levar para a batedeira e bater até montar e as claras estiverem em temperatura ambiente. Reserve. Colocar a água em um copo e por cima espalhar a gelatina em pó, deixar hidratar por 3 minutos e colocar em banho maria ou no microondas por 10 segundos até dissolver, não deixar esquentar muito pois perde o poder da gelatina. Reserve.
Agora depois de todos os processos prontos é hora de juntar tudo, mas com delicadeza, colocar o creme de leite condensado sobre as claras e ir misturando com uma espátula delicadamente até formar uma mistura homogênea, acrescentar a gelatina derretida e dar uma leve misturada, colocar em taças ou em um bonito refratário e levar a geladeira por no minimo 3 horas e permanecer na geladeira até o momento de servir.

Dicas: 120ml de suco de limão deixou para mim esta mousse muito azeda, eu da próxima vez farei com 60ml que provavelmente ficará mais adequado ao meu paladar, e na minha mousse eu coloquei gelatina para ficar com consistência de mousse mas se desejar não precisa colocar a gelatina então você terá um creme de limão.

Obs: com relação ao processo que utilizei com as claras em neve e para evitar aquele problema com a salmonela, nada de utilizar claras, gemas ou ovos crus.

Beijos meus amores Raquel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário