quinta-feira, 17 de maio de 2012

Pretzel, não - Pão super fofinho

Na verdade esta é uma receita de pretzel que não deu certo para pretzel, fiz tudo conforme a receita mas na hora de abrir para fazer o cordão não consegui, a massa faltava elasticidade, fazer o quê? Jogar a massa fora? Não, modelar de outro forma e fazer pãozinho,foi isso que fiz, dividi a massa em porções de 40g deixei crescer e levei ao forno, quando estavam douradinhos retirei do forno, comi um quentinho, super macio e combina com tudo, manteiga. geleia, frios e puro mesmo.


600g de farinha de trigo
60g de açúcar refinado
30g de fermento biológico fresco ou 10g de fermento biológico seco
40g de manteiga sem sal
300ml de água
1 gema 
1 ovo
2g de sal
Em um bowl dissolver o açúcar no fermento e acrescentar os demais ingredientes e a farinha aos poucos, até dar o ponto de de soltar das mãos, colocar em uma bancada e sovar bem, voltar para o bowl cobrir com filme plástico (colocar o filme plástico ao redor do bowl, como se estivesse colocando uma tampa, não apenas cobrindo por cima), deixar descansar até dobrar de volume, se fosse para fazer pretzels como era para ser originalmente dividir a massa em porções de 60 gramas, abrir a massa e depois fazer o trançado, mas no meu caso, dividir em porções de 40 gramas e bolear e colocar na forma de assar para descansar e dobrar de volume novamente. Levar ao forno pré aquecido 160º, mas antes borrifar água filtrada sobre a massa, segundos antes de ir ao forno, quando a massa estiver assando depois de 5 minutos borrifar água novamente e aos 10 minutos novamente, assim ficará com este douradinho especial, com 15 minutos de forno, aumentar a temperatura para 180º e verificar o forno até quando o pão estiver douradinho, vai levar no total uns 20 a 25 minutos de tempo de forno, retirar do forno e colocar em um lugar arejado, se tiver uma grade para colocar é melhor ainda.
Este pãozinho é bom quentinho e também frio fica fofinho por 4 dias, mas tem que depois de frio guardar em caquinhos plásticos.


Beijos meus amores Raquel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário